terça-feira, 6 de outubro de 2009

Fotografia Conceitual

Ao contrário de outras artes visuais, a fotografia não é construída integralmente e a partir do zero por uma pessoa. A construção existe na seleção do assunto, na forma de operar a câmera e em detalhes como o enquadramento e a manipulação posterior da imagem. As fotos sempre tem um início naquilo que estava na frente da câmera.
É difícil dizer que uma fotografia expressa um conceito maior do que a mera existência do que foi fotografado a menos que o autor o tenha trabalhado na foto — ou, inconscientemente, tenha fotografado uma cena que expressa uma determinada idéia. Este trabalho pode ser realizado através da construção fotográfica convencional, baseando-se em uma cena “real” e atuando através do enquadramento, do corte etc. para realçar uma determinada impressão ou através da manipulação deliberada do que está na frente da máquina.
Quando Phillipe Halsman fotografou Salvador Dali, toda a cena foi trabalhada a fim de que o surrealismo dos trabalhos do pintor estivesse conceitualmente presente na imagem. É uma fotografia surrealista, mas antes de mais nada conceitual, pois o que se sobressai não é a estética, o registro ou outro aspecto (embora esses também estejam presentes), mas sim o conceito do surrealismo.

Unlike other visual arts, photography is not built entirely from scratch and by one person. The construction is the selection of the subject, in order to operate the camera and in detail how the framework and further manipulation of the image. The pictures always have a beginning in what was in front of the camera. It is difficult to say that a photograph expresses a concept more than the mere existence of which was photographed unless the author has worked in the photo - or unconsciously, has photographed a scene that expresses a particular idea. This work can be accomplished by building conventional photographic, based on a scene "real" and working through the framework, cutting etc.. to highlight a particular impression or through the deliberate manipulation of what is in front of the machine. When Phillipe Halsman photographed Salvador Dali, the whole scene was crafted so that the work of surrealist painter was conceptually in the picture. It is a surreal photograph, but above all conceptual, because what stands out is not aesthetics, registration or other aspect (although these are also present), but the concept of surrealism.

Phillipe Halsman



O que pode ser dito é que toda fotografia tem ao menos um significado: de que aquilo, em algum momento, existiu e foi visto daquela forma pela câmera. Novas camadas de representação podem ser adicionadas de acordo com o valor simbólico da cena. Na fotografia conceitual, o significado é a camada mais aparente, e o conceito é trabalhado antes da foto, através de preparação em estúdio ou após via manipulação por software ou laboratório. Algumas vezes, o resultado até se afasta da fotografia “pura”; vale tudo pela idéia.
Alguns fotógrafos do Flickr vem apresentando alguns bons exemplos de trabalhos conceituais. A seguir há alguns exemplos selecionados.

What can be said is that every photograph has at least one meaning: that what, at some point, and there has been that way for the camera. New layers of representation can be added according to the symbolic value of the scene. In conceptual photography, the meaning is the layer most apparent, and the concept is worked before the picture, through preparation in the studio or after manipulation via software or the lab. Sometimes the result until it departs from the photograph "pure", anything goes for the idea. Some photographers on Flickr has been showing some good examples of conceptual work. The following are some selected examples.

Gabriela Camerotti

Angela Mengoa

ConfusedVision


Esther_G


A fotografia conceitual é uma das modalidades que mais se aproxima da arte, especialmente quando trazem jogos estéticos interessantes. Ao serem feitas principalmente para expressão de idéias, impressões e sentimentos do autor, elas abrem uma imensa porta de possibilidades para os que buscam maneiras de dizer aquilo que não pode ser descrito através de palavras.

The conceptual photography is one of the form that most closely matches the art, especially when they bring games interesting aesthetic. When they were done primarily to express ideas, impressions and feelings of the author, they open a huge door of possibilities for those looking for ways to say what can not be described in words.

Fonte: Câmara Obscura

Nenhum comentário:

Postar um comentário